Ética
A ética é um conjunto de princípios e valores partilhados que nos ajudam a distinguir comportamentos certos de comportamentos errados. Estes princípios universais são um pilar da civilização e acreditamos que não mudam independentemente do lugar ou da situação em que nos encontremos.
Nos nossos dias, a Ciência de Dados, enquanto área profissional, tem acesso a dados e opções de análise sem precedentes e por isto há necessidade de definir limites em relação ao que é possível e ao que se deve fazer com os esses dados.
Um cientista de dados deve ter sempre presentes conceitos como:
-
Consentimento informado
-
Propriedade dos dados
-
Privacidade
-
Anonimato
-
Validade dos dados
-
Justeza dos algoritmos
-
Consequências sociais
Código de Conduta
O prof HV Jagadish propõe um código de conduta ético simples e sintético para cientistas de dados:
1 . Não surpreender
O sujeito dos dados não deve ser surpreendido com os dados que recolhemos, partilhamos ou usamos. Devemos salvaguardar que os indivíduos a quem pertencem os dados não sejam surpreendidos pelo facto de não esperarem que estes tenham sido recolhidos ou usados segundo as nossas intenções.
2 . Ser o dono dos resultados
Se o processo de análise redundar em resultados não desejáveis, este processo deve ser revisto e modificado de uma forma correcta. Temos de perceber os resultados, não podemos apenas deitar para fora tudo o que possa resultar dos dados.
Oficina de BioEstatística
Ciências Estatísticas aplicadas à medicina